quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que é um Dalit?



O que é um dalit?-dalit-dalite-impuro

O que é um Dalit?


Na Índia, ainda vigora o sistema das castas, em que seres humanos podem ser considerados “impuros”, e por isso não fazem parte da sociedade em que vivem.
Esse sentimento é mais forte nas vilas, onde a modernidade demanda tempo para chegar, a ponto de manter uma visão estereotipada sobre o homem, ainda nos dias atuais.
Os “impuros” são normalmente expulsos de suas aldeias, para que não venham a contaminar as outras castas. Não podem nem mesmo utilizar os potes de água ou entrar nos templos.
Nas escolas, em certas cidades, não podem entrar nas salas de aula, devendo se manter do lado de fora. E naquelas em que lhes é permitido entrar, devem ocupar os últimos lugares.
São os conhecidos Dalits.
A palavra indiana Dalit significa “quebrado/pisado/oprimido”.
Mas atenção: a casta não deve ser confundida com classe social; ela não está necessariamente ligada à riqueza ou pobreza. O indivíduo nasce e morre dentro de sua casta e a transmite a seus filhos, independente de quantos bens venha a juntar ou dos méritos que venha a acumular.
A casta não é regida pelo que uma pessoa possui, mas pelo que ela é. Portanto, é imutável, não permite nenhuma mobilidade.
A origem
Segundo o hinduísmo, a humanidade nasceu de um único deus: Brahma. Porém, cada um se originou de diferentes partes de seu corpo. Esse é o critério para classificar as 4 castas básicas:- Brâmanes (sacerdotes, professores, sábios) - a casta mais alta, saiu da boca de Brahma- Xátrias (governantes e guerreiros) dos braços de Brahma- Vaisias (comerciantes) das pernas de Brahma- Sudras (agricultores, prestadores de serviço) dos pés de Brahma
Os “sem-casta”Os dalits, ou intocáveis, são párias: aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma. Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres. Os dalits não podem beber água na mesma corrente dos demais, não lhes é permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivíduo pertencente a qualquer casta.



Leia mais:


O que significa a música de abertura de Caminho das Índias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger templates